Inglês na Educação Infantil


O objetivo do ensino de Inglês na Educação Infantil é o de despertar o interesse do aluno pelo idioma, respeitando o universo infantil, numa metodologia que enfatiza a compreensão e comunicação oral. A criança aprende num contexto natural e espontâneo (adequado à sua faixa etária) por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.

O vocabulário é desenvolvido através de situações cotidianas em sala de aula e de projetos de integração interdisciplinar de acordo com o interesse de cada grupo.

Valorizar a expressão, criatividade e iniciativa da criança é uma forma de promover aos alunos uma construção ativa de seus conhecimentos.

Como é a abordagem desse ensino?

Cada criança tem seu próprio processo de aprendizado, com um ritmo diferente, necessitando portanto, de estímulos específicos que a impulsionem. Por esse motivo, além da faixa etária, é claro, é preciso ter uma dose extra de sensibilidade para ensinar a língua inglesa.

O ensino ideal se dá por meio de atividades lúdicas que guardam relação com o cotidiano da criança. Por isso, contar histórias, promover jogos e brincadeiras, dramatizar situações (com bonecos e fantoches) e recorrer às músicas são sempre ótimas opções. Expressões cordiais são introduzidas aos poucos e todo o processo deve levar em consideração tanto o tempo da criança como o desenvolvimento de seu potencial criativo. Assim, aprender inglês será tão divertido e natural que a criança sequer perceberá que está, de fato, aprendendo. A experiência deve ser prazerosa e as técnicas, adequadas à idade. Não faz sentido, por exemplo, ensinar regras gramaticais a uma criança muito pequena. Mas não se preocupe, porque, no tempo certo, ela desenvolverá esse tipo de habilidade.

Imagem: https://www.google.com.br

E como os pais podem ajudar no processo?

Além do mais, é essencial que os pais se envolvam na vida escolar dos filhos, incentivando o aprendizado do inglês sem os sufocar com cobranças ou demonstrações excessivas de expectativas. Reagir positivamente às manifestações da criança em língua inglesa é bom para que ela se sinta mais segura e desinibida. Já cobrar a tradução de textos ou testar o conhecimento dos filhos, especialmente na frente de outras pessoas, pode ser prejudicial. É preciso que as crianças vivenciem o inglês de forma natural, com incentivos e sem pressão. Vale a pena estimular a prática da língua estrangeira em casa, com livros, filmes, seriados, desenhos e outros recursos adequados à idade. Que tal pensar com carinho em proporcionar a suas crianças, desde novinhas, a incrível experiência de aprender outra língua, especialmente o inglês? O futuro delas certamente agradecerá!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *