1. Ajustar horários e rotinas: geralmente é uma das tarefas mais difíceis. Durante o verão os horários são mais flexíveis e, acima de tudo, o horário de ir para a cama, já que no dia seguinte não há necessidade de se levantar cedo. Por essa razão, é bom que 2 ou 3 semanas antes do início das aulas, se comece a regular os horários de nossos filhos e a estipular rotinas que os ajudem a se adaptar o mais rápido possível na volta à escola.
2. Lembre-se e agradeça aos bons momentos do verão: o verão geralmente tem atividades que as crianças adoram. Alguma viagem, caminhada, dia de piscina, atividades compartilhadas com amigos e familiares que retornam a esta temporada muito especial. Lembre-se juntos dos bons momentos que eles viveram e até mesmo que eles possam escrever suas melhores experiências e histórias irão ajudá-los a fechar esta etapa com alegria pelos bons momentos e não com tristeza para terminar algo divertido.

3. Proponha novas metas e objetivos: o início do ano letivo é um convite para estabelecer novas metas e objetivos a serem alcançados durante este curso. Estabelecer metas, como iniciar uma nova atividade extracurricular ou mesmo aprender inglês, pode ser muito motivador para os nossos filhos começarem as aulas com energia e bom humor.
4. Envolvê-los na compra de materiais escolares: é muito conveniente que sempre que possível as crianças participem da compra e na eleição dos materiais escolares para seu retorno aos estudos. Além dos parâmetros e cuidados que os pais tomam ao considerar o orçamento da escola, torná-los participantes é uma das coisas que deixa as crianças mais empolgadas com seu retorno. Novos lápis, cadernos e pastas, estimulam e dão parte do estímulo para se sentirem parte.
5. Reforçar os benefícios de iniciar um novo ano escolar: para as crianças, há muitos desafios a enfrentar ao iniciar ou retomar o ano letivo. Portanto, o apoio e motivação da família é essencial. É verdade que o verão está chegando ao fim, mas um estágio único de aprendizado acadêmico e de estágio começa. E destacando esses benefícios, sem dúvida, fornecer aos mais jovens uma perspectiva mais encorajadora.

